Limpeza de Tanques

O tanque industrial é um equipamento destinado ao armazenamento de uma variedade bem grande de substâncias, geralmente químicas que, por muitas vezes, também podem ser tóxicas ou danosas ao meio ambiente e à saúde humana. Por isso, realizar a limpeza de tanques industriais é muito importante.

Com o tempo, estas substâncias nocivas podem se acumular nas paredes e no fundo de tanques, tendo potencial em gerar diversos problemas à indústria, caso da redução volumétrica do tanque e a alteração nas características dos fluídos armazenados.

Para evitar esses problemas, é fundamental que a indústria adote um plano de limpeza de tanques industriais, que seja capaz de remover sedimentos acumulados, evitando contaminação e mantendo a qualidade do equipamento e do produto armazenado.

Realizar corretamente os procedimentos para limpeza de tanques industriais é fundamental para garantir a qualidade dos produtos e a segurança da equipe em uma empresa. Mas você sabe quais etapas levam à excelência no resultado de uma limpeza de tanques automatizada? Veja a seguir!

Etapas da limpeza de tanque

  1. Estudo das necessidades da operação em conjunto com os especialistas Kärcher;
  2. Identificação do solvente compatível com a sujeira (água, solvente orgânico ou inorgânico);
  3. Determinação da temperatura ideal para o processo de limpeza;
  4. Dimensionamento da pressão e vazão do fluído recomendada para melhor;
  5. Eficiência do processo (100 a 200 bar);
  6. Definição da necessidade de aplicação de químicos para processos específicos;
  7. Avaliar o grau de automação e controle de processo necessário.

Soluções fixas ou móveis: praticidade para limpeza de tanques grandes como os Isotanques até os menores IBCs e tambores.

Para todos os tamanhos de tanques podem ser utilizados, em conjunto: a central de alta pressão, o aquecedor de água, bombas dosadoras de detergente e cabeçotes de limpeza rotativos de alta pressão, que são instalados de acordo com o diâmetro do tanque, vazão e pressão a ser utilizada.

No caso de recipientes e reatores fixos, o equipamento de limpeza de tanques pode ser móvel, atuando tanto no interior quanto no exterior da fábrica. Neste tipo de aplicação um colaborador precisa apenas posicionar o equipamento móvel e inserir o cabeçote de limpeza rotativo no tanque a ser limpo, acionar o sistema e aguardar a finalização da operação. 

Um exemplo dessa solução, além dos IBCs, é a rotina de limpeza de tambores e caixas de processos das indústrias alimentícia e química.

Soluções de grande porte: limpeza de tanques industriais rápida e eficiente, mesmo em amplos volumes.

A descontaminação manual de grandes tanques pode ser um desafio, não apenas por conta da remoção dos resíduos, mas também pelo risco à equipe que trabalha nesses espaços confinados. Por outro lado, um sistema de limpeza de tanques industriais facilita todo o processo. Afinal, este se torna automático e permite o cumprimento da NR 33 do Ministério do Trabalho (que estabelece requisitos para garantir maior segurança dos profissionais que trabalham em espaço confinado). 

Isso porque os procedimentos para limpeza de tanques industriais automatizada dispensam a entrada do colaborador no tanque. Ou seja, os bicos são inseridos no recipiente de forma automática, e os jatos de água pressurizada, que vêm dos aquecedores e da central de bombeamento, são acionados no local. O controle, a configuração e o monitoramento de todo o processo de lavagem é feito por meio de software, de forma totalmente inteligente e sem riscos à segurança dos trabalhadores. Assim, a limpeza de tanques de armazenamento de alimentos, combustível e outros químicos se torna mais rápida, fácil e econômica

CONHEÇA MAIS SERVIÇOS DA SANITIZE:

Serviços
Serviços
Serviços

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO COM AMIGOS E FAMILIARES ELA PODE SER ÚTIL:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email