Para certificarmos de que estamos falando a mesma língua, vamos definir o que é um espelho d’água, chamamos de espelho d’água, pequenos volumes de água utilizados única e exclusivamente para incrementar o aspecto visual de um determinado ambiente. É comum vermos espelhos d’água com fontes e chafarizes e uma iluminação que confere charme e requinte ao ambiente durante a noite.
A limpeza de um reservatório destes é peculiar por alguns motivos:
• geralmente não se pode filtrar o fundo do espelho d’água pois o filtro é muito pequeno para reter a impureza acumulada no fundo.
• não se pode utilizar uma mangueira grande para aspirar o fundo pois ela inevitavelmente acaba levantando a sujeira decantada e jogando nosso trabalho todo por água abaixo.
• não se pode utilizar a peneira cata-folhas pelo mesmo motivo. O tratamento químico do espelho d’água é o mesmo daquele feito numa piscina maior. O pH é controlado da mesma maneira e precisa ser mantido em torno de 7,2. A alcalinidade total, conforme já dissemos em outro texto, precisa ser mantida em torno de 100 PPM para garantir que o pH não fique variando de maneira frenética. O nível de cloro livre também precisa ser controlado para que o mosquito da dengue não se reproduza e também para garantir a cristalinidade da água